SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 13 de janeiro de 2022
COMPARTILHE

Modalidades de crédito: como escolher a ideal?

As modalidades de crédito são infinitas. Cada uma é estratégica para momentos diferentes das empresas. Por isso, na hora da tomada de crédito é essencial que as empresas considerem as opções.

A SB Crédito, por exemplo, oferece diversas modalidades de crédito, cada uma pensando em como apoiar nossos clientes no que necessitam. Afinal, nosso propósito é ajudar nossos clientes a crescerem e a realizarem sonhos.

Desconstruindo a modalidade de crédito ideal

Mas antes de adentrar em cada uma das modalidades, te convidamos a desconstruir a ideia de modalidade de crédito ideal. Como muitos aspectos no dia a dia do negócio, a gestão financeira passa por diversos momentos.

Assim como em cada momento da sua vida pessoal você toma atitudes específicas, o mesmo ocorre com a gestão financeira. Então, se não existe a receita de vida ideal o mesmo ocorre com a modalidade de crédito ideal.

E isso não necessariamente representa algo ruim, cada modalidade de crédito apresenta vantagens específicas para as situações. Em vários momentos, a empresa pode ter mais de uma linha que atenda as necessidades perfeitamente, mas não é por esse motivo que sempre será a mesma.

>> 8 aprendizados na gestão financeira para 2022

>> Sistema financeiro e tecnologia: quais os resultados?

Crédito como parceiro estratégico de negócios

Outro ponto a ser desconstruído sobre o crédito é que não deve ser utilizado apenas em emergências e no desespero. O crédito é uma das maneiras de conseguir recursos para um determinado fim, da mesma forma que a captação de investimentos.

Obviamente, isso apenas é verdade com uma gestão financeira saudável e realista, que respeita as entradas, saídas e o capital de giro da empresa. Assim, o crédito pode ser utilizado como potencializador de parcerias, aliado da expansão e apoio do crescimento.

O ano de 2022, com o cenário político e econômico vai trazer vários desafios para toda a sociedade. Pelo terceiro ano seguido, o empresariado brasileiro terá que se reinventar para reagir aos movimentos econômicos e de saúde pública. Estar sempre informado ajuda a prever as tendências e se preparar melhor. Acesse aqui a entrevista do Duani reis, VP da SB Crédito, para a Rádio CBN Curitiba sobre o cenário de crédito para empresas em 2022.

Modalidades de crédito

Agora que já desmistificamos dois aspectos importantíssimos do crédito, vamos explicar e trazer exemplos práticos de quando utilizar cada uma delas. Vamos lá?

Antecipação de recebíveis

A primeira modalidade de crédito que vamos ver hoje é a antecipação de recebíveis, que nada mais é do que as vendas que a empresa receberia no futuro entrando no caixa hoje, bem antes do previsto.

Ao optar pela modalidade de antecipação de recebíveis, a empresa necessita de previsibilidade de gastos e de entrada de recursos. No entanto, por não ser um empréstimo – a empresa só está antecipando um valor que já iria receber – as taxas são mais baixas.

Para saber mais sobre a antecipação de recebíveis, recomendamos a leitura desses artigos aqui e aqui.

Crédito para Capital de Giro

O crédito para capital de giro, diferentemente da antecipação de recebíveis, já é considerado um empréstimo. Nesse caso, o crédito seria utilizado para atender às necessidades financeiras do dia a dia da empresa.

Essa modalidade de crédito é a ideal para empresas que precisam reorganizar seus fluxos de caixa e manter a saúde e equilíbrio financeiro. A reputação e imagem de bom pagador no mercado são muito importantes para essas empresas, já que tem como princípio honrar compromissos dentro do prazo.

Crédito para Compra de matéria prima

O crédito para compra de matéria prima está muito relacionado com oportunidade de negócio e é indicado para empresas que têm longo prazo entre produção e venda.

Desse modo, com ele as empresas podem comprar matéria prima e prever demandas futuras. Datas comerciais, como a Black Friday, exigem preparação dos estoques e planejamento.

Crédito para cadeia de fornecedores

A principal diferença entre essa modalidade de crédito e a anterior é que no crédito para cadeia de fornecedores, a empresa busca aumentar o prazo de pagamento com os fornecedores.

Muitas vezes o elo frágil da cadeia é justamente o fluxo de caixa. Se a empresa prolonga o prazo dos fornecedores aperta o fluxo de caixa deles. Se reduz o prazo aperta o fluxo da própria empresa.

SB PagaHoje

Por fim, a modalidade de crédito que fortalece o relacionamento entre todos os membros da cadeia de produção. O SB PagaHoje é a modalidade de crédito na qual os fornecedores antecipam suas notas a receber com a SB Crédito, sem que a sua empresa faça um empréstimo.

Em outras palavras, a empresa comprou 300 pares de sapato da empresa B. Dentro da plataforma da SB Crédito, a empresa B pode antecipar o valor a receber e a sua empresa realiza o pagamento dentro de um novo prazo acordado com a SB Crédito. Separamos aqui outros 8 motivos para antecipar recebíveis com o SB PagaHoje.

Solicitando as modalidades de crédito ideal para seu momento

A SB Crédito é uma plataforma inteligente especializada em crédito e soluções financeiras para empresas, com modalidades de crédito para todos os momentos. Converse com um especialista aqui.

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.