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Marketing SB Crédito 16 de novembro de 2021
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Como oferecer serviços financeiros aos meus clientes?

A fintechzação é um fenômeno que cresce cada vez mais no Brasil e no mundo. Esse movimento já é até esperado pelos consumidores que buscam maneiras simples de resolver suas necessidades em uma única plataforma.

Quando as empresas visam ofertar uma experiência completa aos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, é comum buscar soluções que atendam outras necessidades que não as diretas do nicho de atuação. Entre essas novas possibilidades estão serviços financeiros. No varejo, por exemplo, a digitalização dos serviços foi essencial para o crescimento do setor durante a pandemia.

Companhias de outros setores também estão embarcando nessa onda de virar fintechs. Esse artigo do Distrito traz exemplos de como empresas de todos os portes estão adentrando no mercado e estreitando relacionamento com seus consumidores.

Nesse artigo, vamos te mostrar como incorporar soluções financeiras assertivas em seu portfólio de produtos.

O que são serviços financeiros?

Serviços financeiros são nada mais nada menos do que processos e atividades que visam a maior competitividade de um negócio. Eles podem ser vários: empréstimos, pagamentos, cartões de crédito, emissão de boletos etc.

Os serviços financeiros são realizados por instituições financeiras, como bancos, corretoras de valores e bancos de investimentos. No entanto, esses serviços são ofertados através do pagamento de taxas, cobranças de juros e anuidades.

É nesse momento que surge uma oportunidade de negócio: e se a sua empresa pudesse facilitar o acesso a essas soluções com condições mais competitivas? Assim, agregar valor ao seu produto ou serviço por apoiar o consumidor em outros aspectos.

Por que incorporar soluções financeiras no mix de produtos da sua empresa?

Além de criar maior valor para os clientes, como vimos agora há pouco, incorporar serviços financeiros no mix de produtos da sua empresa traz diversos benefícios ao seu negócio. Confira abaixo as principais vantagens.

Parceria a todo momento

A economia é volátil e, em momentos de crise, muitos se voltam a instituições financeiras para conseguir empréstimos. Todavia, a aprovação de crédito nem sempre se dá de forma simples e pode ter muitas barreiras.

Ao ter soluções de Credit as a Service (CaaS), por exemplo, a sua empresa facilita o acesso ao crédito e é percebida pelos clientes como um parceiro importante em situações de dificuldade.

O mesmo ocorre no cenário oposto. Digamos que seu cliente vise expandir o negócio, porém precisa de acesso a crédito descomplicado. A partir da intermediação da sua plataforma, a marca também se associa a uma parceria para expansão. Presente nos momentos de dificuldade e de crescimento.

Nova fonte de receita

Depender de apenas uma fonte de receita pode ser um risco para um negócio. A diversificação do portfólio se apresenta como um recurso para contornar esse risco. Para saber sobre quando é o momento e como decidir o novo mix de produtos, acesse esse artigo aqui.

Uma vez que foi decidido expandir o portfólio de produtos e serviços, as soluções financeiras oferecem uma fonte de receita segura. O serviço financeiro será ofertado por uma instituição através de uma plataforma White Label e o seu negócio passa a ser comissionado por cada concessão de crédito, por exemplo.

Dessa forma, a sua empresa passa a oferecer mais um produto, sem a burocracia de se tornar uma instituição financeira.

Novos modelos de serviços financeiros

A digitalização dos processos criou soluções que podem ser acessadas na palma da mão e inseridas dentro de plataformas já existentes, apenas com integrações API. É assim que as empresas podem se tornar fintechs, com integrações simples e se mostrar mais inovadoras a seus consumidores.

O Banking as a Service (Banco como Serviço), novos meios de pagamentos e Credit as a Service (Crédito como Serviço) são algumas dessas novidades.

Credit as a Service

O Credit as a Service é o termo em inglês para crédito como serviço. Ou seja, é oferecer crédito para seus clientes através de uma instituição financeira e receber comissões de acordo com a contratação desse serviço.

Incluir esse serviço financeiro dentro da sua plataforma, favorece a fidelização dos clientes, pois eles passam a depender do seu negócio para outras necessidades que não só as relacionadas com o core business da sua empresa.

Por exemplo, plataformas ERPs oferecem soluções em gestão empresarial, mas não se relacionam diretamente com acesso a crédito. Com o CaaS, a plataforma pode inserir essa funcionalidade extra, que vai facilitar os processos do dia a dia de seus usuários.

Como posso oferecer CaaS aos meus clientes?

O primeiro passo para oferecer crédito como um serviço é contatar uma instituição financeira que disponibilize integração com diferentes plataformas. A SB Crédito tem API completa e flexível para sua plataforma ou ERP, com landing page personalizada.

Além disso, as operações são livres de risco para a sua empresa. A SB Crédito se responsabiliza por realizar a análise de crédito e fazer a cobrança, caso seja necessário. Assim, sua empresa não precisa se preocupar com os números de inadimplência no país e com ameaças que isso poderia trazer ao seu negócio.

Concluindo

Nos últimos anos, diversas empresas têm buscado modos de ampliar o atendimento ao cliente e oferecer experiências completas, solucionando dores não só relacionadas ao negócio principal. Os serviços financeiros figuram como uma das principais formas de atingir esse objetivo.

O Credit as a Service é uma solução financeira que pode estreitar a relação da sua empresa com seus clientes, agregando valor para os usuários da sua plataforma. A SB Crédito apoia as empresas na implementação do novo serviço, com API customizável e landing pages personalizadas, além de realizar todo o processo operacional, desde a análise de crédito até a cobrança.

Para falar com um especialista e saber como você pode implantar CaaS ao seu negócio, clique aqui.

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