SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

30 de julho de 2020 Tempo de leitura 4 minutos
COMPARTILHE

Como usar a antecipação de recebíveis na gestão estratégica do seu negócio?

As empresas não precisam recorrer a empréstimos com taxas altas para suprir suas necessidades financeiras. Com a Antecipação de Recebíveis é possível ter dinheiro de maneira estratégica. Saiba como.

A gestão estratégica de uma empresa envolve – dentre tantas práticas – ações eficientes que contribuem para que a receita gerada possa ser utilizada para o crescimento do negócio. Uma das melhores formas de fazer isso é através da antecipação de recebíveis, pois esta operação permite conseguir dinheiro rapidamente, sem que seja necessário o pagamento de altas taxas de juros, como nos empréstimos convencionais.

Independente do cenário, grande parte das pequenas e médias empresas acabam deixando passar muitas oportunidades vantajosas por não ter o capital necessário para realizar investimentos. Quantas vezes você, por exemplo, como gestor, percebeu um momento de alta demanda que exigia a reposição rápida do estoque, mas não houve dinheiro em caixa para fazer isso?

É para sanar problemas do dia a dia como este, que a antecipação de duplicatas contribui para que ao invés de dívidas, sua empresa conquiste apenas crescimento.

como usar antecipação de recebíveis na gestão estratégica

O que considerar antes de antecipar seus recebíveis

Para usar a antecipação de recebíveis na gestão estratégica do seu negócio é necessário que a sua empresa consiga organizar alguns pontos, tais como:

 

  • Definir os valores que serão antecipados
    Com um controle financeiro alinhado aos objetivos da empresa, é possível saber exatamente quanto poderá ser antecipado.

 

  • Verificar quais títulos serão antecipados
    Através de uma seleção criteriosa de sacados, é possível antecipar somente os títulos que sua empresa tem certeza que serão quitados.

 

  • Analisar as taxas do mercado
    Busque sempre por taxas mais atrativas de modo que o custo total da operação seja realmente vantajoso.

 

Após fazer esta análise, os recebíveis antecipados podem ser utilizados de diversas maneiras que contribuem para que a sua empresa consiga comprar matéria-prima, investir em novos equipamentos, entre outras ações que vão contribuir para o empreendimento chegar aonde precisa.

 

Maneiras de usar a antecipação de recebíveis em uma gestão estratégica

Como a antecipação de recebíveis é um recurso financeiro da própria empresa, é possível trabalhar de maneira estratégica para suprir as necessidades de curto e médio prazos. De acordo com o planejamento em curso, é possível usá-lo com alguns objetivos:

 

1) Desafogar o caixa da empresa em meses de baixa

Qualquer segmento sofre momentos de baixa ao longo dos meses. Há períodos em que o mercado está mais aquecido e outros em que há uma baixa no número de vendas. Em situações assim, é comum os gestores de pequenas e médias empresas se desdobram para equilibrar as contas, e a antecipação de recebíveis auxilia na gestão empresarial como uma solução viável.

Os recursos de emergência que chegam contribuem para cumprir com os compromissos financeiros assumidos, evitando que a empresa se endivide e precise pagar altas taxas de juros ou fique inadimplente, além de ser possível manter a relação de confiança com os fornecedores e colaboradores.

 

Leia Mais:

>> Como conseguir capital de giro seguro para sua empresa?

>> Por que a antecipação de recebíveis possui taxas de juros mais competitivas?

 

2) Financiar projetos estratégicos

Nada pior do que perceber que faltam recursos para a finalização de um projeto importante e que precisa ser entregue no prazo. Para evitar situações como esta, é possível utilizar os recursos vindos dos recebíveis antecipados para dar o incremento necessário para que seja cumprido o que foi planejado.

O projeto em questão pode ser o investimento em estrutura, como reformas e ampliação do espaço físico ou a aquisição de um equipamento, por exemplo. Mas o mais importante, independente do que está no planejamento do seu empreendimento, é saber que há como não precisar recorrer a empréstimos convencionais e utilizar os recursos da sua própria empresa para fazê-la funcionar.

 

3) Compra de matéria-prima

Muitas empresas precisam investir constantemente na compra de matéria-prima para fabricar seus produtos. Muitas vezes, uma encomenda estratégica é feita e sua empresa não tem os recursos necessários para atender no curto prazo. Sendo assim, é possível antecipar os recebíveis para que você não precise dispensar este tipo de oportunidade.

A antecipação de recebíveis é uma ação estratégica para qualquer negócio que tem seus ativos à prazo. Na SB Crédito, empresas de todos os portes têm soluções pensadas para que o seu negócio cresça e utilize seus recursos baseado sempre na inteligência de mercado, e sem precisar pagar caro por isso. Acesse o site e saiba como podemos ajudar o seu empreendimento a crescer (sbcredito.com.br).

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.