SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 7 de abril de 2022 5 minutos
COMPARTILHE

Conheça o SB LABs – o laboratório de inovação da SB Crédito

O mês de abril começou com o pé direito na SB Crédito! O lançamento do Laboratório de Inovação veio para inspirar os tripulantes da nave SB a inovarem cada vez mais.

Uma vez que inovação foi eleita a palavra do ano de 2022, o SB LABs traz isso para o dia a dia da SB Crédito. Nos últimos meses, protagonizamos diversas matérias na imprensa nas quais a inovação e diversificação de negócios eram temas centrais.

No entanto, nada disso seria possível sem uma cultura de inovação forte dentro da empresa. Por isso, no dia 06 de abril, o laboratório ganhou uma sala própria e as reuniões com ideias inovadoras já iniciaram a todo o vapor. Nesse artigo, vamos contar todos os detalhes sobre essa nova fase da SB.

Inovar para quê?

Primeiramente, por que é importante para uma empresa inovar? A palavra “inovação” tem origem no latim “innovatio”, que significa renovação. Em um mundo frágil, ansioso, não linear e incompreensível, é essencial que não só as empresas, mas principalmente as pessoas busquem formas de se reinventar para responder com efetividade ao mundo a nossa volta.

Além disso, compreender que inovação não tem relação apenas com criações disruptivas faz toda a diferença no processo criativo. As soluções incrementais, ou seja, que trazem melhorias também têm um papel fundamental para desenvolvimento do negócio. Por fim, de forma geral, existem 3 formas de melhorar o que já existe: aumentado sua eficiência, sua eficácia e sua efetividade.

Maikon Duarte, do Canal Externo e um dos responsáveis pelo SB LABs, explica “Quanto mais nos envolvemos com o trabalho, mais desenvolvemos senso crítico para observar pontos de melhora em processos, produtos e oportunidades de mercado.”

O SB LABs

E nada melhor do que um espaço dedicado para que o time SB una forças e tenha ideias de como inovar no mercado de crédito. O SB LABs foi resultado do desafio de inovação do SB Conecta: o Maikon propôs a criação desse espaço.

Em parceria com o RH, o SB LABs foi escolhido como o local para desenvolver o primeiro Programa de Inovação da companhia. Nos próximos meses, o time da SB irá se reunir todas as quartas para pensar soluções disruptivas ou incrementais nos seguintes pilares:

  • Redução ou eliminação de custos e despesas;
  • Geração de resultados monetários para empresas;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Sustentabilidade, preservação do meio ambiente e redução de impactos ambientais;
  • Aumento do índice de satisfação do cliente.

Quem faz a inovação acontecer no SB LABs…

Para guiar nossos tripulantes nessa jornada de crescimento e inovação temos a Gabrielle Garcia, do RH, e o Maikon Duarte, do Canal Externo.  Ambos têm experiência com Programas e Metodologias de Inovação.

“Inovar é fazer do complexo o simples. O Programa de Inovação vai dar a possibilidade de as pessoas tirarem do papel as suas ideias, de testarem e de se desenvolverem como profissionais” comenta Gabrielle.

Para Maikon, “o foco principal, é canalizar e dar tração a ideias que ajudem a SB Crédito a se tornar uma empresa melhor a cada dia, ajudando a trazer mais resultado, eficiência, velocidade, ou economizar recursos. A expectativa é despertar nas pessoas esse senso de pertencimento, visão crítica com ideias para soluções e fazer com que o Labs seja mais um canal de crescimento para empresa e motivo de orgulho para aqueles que passarem por lá.”

Inspiração para inovação

Não poderíamos finalizar esse artigo sem algumas indicações para você se inspirar e trazer a inovação para mais perto de você:

Para ficar por dentro de tudo que acontece e das ideias que vão sendo implementadas, acompanhe nossas redes sociais. Para fazer parte do time SB Crédito e inovar no mercado de crédito com a gente, envie seu currículo aqui.

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.