SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

11 de março de 2021
COMPARTILHE

Gestão financeira: 7 dicas essenciais para fugir do vermelho em 2021

Começo de ano é o melhor momento para revisitar o planejamento financeiro e fazer os ajustes necessários para manter sua empresa no azul. Contudo, olhar para trás também é importante para tornar a gestão financeira mais estratégica e passar longe das dívidas em 2021.

Se 2020 foi um ano de mudanças e incertezas, o desafio foi ainda maior para pequenas e médias empresas. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae e divulgado pela CNN, mais de 600 mil micro e pequenos negócios fecharam as portas por causa dos efeitos econômicos da pandemia.

Mas como empreender exige otimismo, é preciso aprender com o lado positivo da adversidade. Afinal, a pandemia trouxe valiosas lições de gestão financeira. Sem dúvida, a principal delas é sobre a importância de ter um planejamento financeiro antecipado para evitar que contratempos abalem tanto os negócios.

Esse pode ser, inclusive, o principal ponto de partida para manter sua empresa no azul em 2021. Preparamos este post para ajudar você a começar o ano com a saúde financeira fortalecida.

Como fortalecer a gestão financeira da sua empresa em 2021

Preparado para tornar 2021 um ano de sucesso, crescimento e lucratividade?
Confira as nossas dicas para descomplicar as finanças e tornar a gestão financeira empresarial mais eficaz ao longo do ano:

1. Inclua a gestão financeira no planejamento estratégico do seu negócio

A gestão financeira de uma empresa é uma base fundamental para que o negócio possa crescer com saúde e lucrar cada vez mais alto. Assim sendo, precisa fazer parte de seu planejamento estratégico.

É ela quem vai planejar e controlar o uso dos recursos da organização para que alcance seus objetivos, dentro do plano de ação estabelecido. No entanto, como influencia todos os setores da empresa, precisa ser usada de modo assertivo.

Para trazer assertividade à gestão financeira estabeleça metas e prioridades, além de acompanhar os resultados obtidos. Isso vai ajudar sua empresa não apenas a melhorar seu processo de tomada de decisão, como também a gerar lucro às operações.

Tenha em mente que, assim como o planejamento, a gestão financeira precisa ser estratégica.

2. Se prepare para ter (e manter) uma reserva de emergência

A turbulência econômica causada pela pandemia, evidenciou ainda mais a importância da reserva de emergência para pequenas e médias empresas.

Poupar certa quantia todos os meses para enfrentar imprevistos sem sair no prejuízo é essencial para uma gestão financeira de sucesso. Ajuda a manter o fluxo de caixa da empresa preparado para os piores cenários possíveis. E, claro, sem entrar no vermelho ao contrair mais dívidas.

3. Use a tecnologia para otimizar tempo e dinheiro

A tecnologia pode ser uma aliada para trazer mais agilidade e produtividade à gestão financeira do seu negócio.
Hoje, existem no mercado diversas ferramentas digitais capazes de automatizar tarefas como controle financeiro e fluxo de caixa e ainda organizar a rotina do gestor financeiro.

Disponíveis em opções online e até mesmo gratuitas, elas podem ajudar a sua empresa a economizar tempo e dinheiro ao dar adeus às planilhas manuais.

4. Identifique as dívidas da empresa

Em momentos de crise, é muito comum que as empresas acabem por contrair dívidas para conseguir manter as portas abertas. No entanto, é preciso atenção ao controle financeiro para que esse cenário não se transforme em uma bola de neve de prejuízos.

Para reduzir custos futuros e ter projeções mais otimistas, sem ver o lucro da sua empresa ir embora logo nos primeiros meses, elenque todas as dívidas e pendências. Dessa forma, você consegue estabelecer um orçamento para pagar suas contas sem entrar no vermelho.

5. Acompanhe o fluxo de caixa

Pode parecer clichê, mas acompanhar o fluxo de caixa da sua empresa é fundamental para estar por dentro da saúde financeira do seu negócio.

Conferir todas as entradas e saídas, revisar movimentações do caixa e identificar o que pode prejudicar o orçamento vai te ajudar a antecipar perdas, cortar custos e até fazer projeções para planos futuros.

6. Respeite o seu orçamento

Ter um orçamento estabelecido e, claro, respeitar o que foi previsto vai te ajudar a obter lucros durante todo o ano.
Para isso, basta dividir suas receitas, despesas, investimentos, gastos fixos e variáveis e dividir esses custos pelas áreas da empresa. Uma forma de evitar sobrecargas em sua equipe e surpresas financeiras desagradáveis.

7. Se precisar de recursos extras ou não previstos, contratar crédito para a sua empresa pode ser uma solução

Durante o ciclo de vida da sua empresa você provavelmente vai se deparar com um momento em que vai precisar de recursos extras ou não previstos. Pode ser para comprar um equipamento novo, ampliar o espaço de trabalho, crescer ou até mesmo arcar com os custos de uma demissão inesperada.

Recorrer ao empréstimo, então, se torna uma opção viável. E faz parte da vida financeira de qualquer empresa. Portanto, não deve ser visto como um sinal de fraqueza.

Contratar crédito empresarial pode ser, inclusive, uma carta na manga em sua gestão financeira. Basta se atentar à sua necessidade, destinação de recursos e possibilidades de quitação futura.

Caso tenha contas a receber, outra opção é a antecipação de recebíveis. Menos popular que o empréstimo bancário, também é uma forma de emprestar recursos extras, porém, com menos burocracia e taxas reduzidas. Em resumo, é o adiantamento dos recursos que a empresa já iria receber no futuro.

Para fazer a melhor escolha para o seu negócio, não deixe de avaliar as instituições financeiras disponíveis e também as taxas e prazos envolvidos.

Atenção: se estiver em dúvida se vale mais a pena contratar um crédito bancário ou antecipação de recebíveis, consulte este post onde explicamos as diferenças entre os dois serviços.

Como você pode ver ao longo deste post, otimizar a gestão financeira do seu negócio é fundamental para conquistar um 2021 de sucesso.

Para continuar aprendendo sobre como melhorar ainda mais a gestão financeira da sua empresa visite estes outros posts do nosso blog:

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.