SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 28 de julho de 2022
COMPARTILHE

Glossário Completo dos FIDCs

Muitos dos termos usados pelos FIDCs não são comuns no dia a dia. Preparamos aqui um Glossário Completo para você tirar todas as suas dúvidas.

O que é securitização? O que é a custodiante dos FIDCs? O que é a tranche?  Nesse glossário vamos responder essas perguntas e muitas outras.

Confira aqui os termos mais comuns:

Administradora: Empresa que gerencia todos que prestam serviço de forma a fazer o fundo funcionar e informa os cotistas e agentes reguladores.

 

Antecipação de recebíveis: Na definição do Gilmar Fabiano, Diretor Comercial aqui na SB, “antecipação de recebíveis nada mais é do que receber antecipadamente os recursos que a empresa só iria receber no futuro.”

Para conhecer os diferentes tipos de antecipação de recebíveis, acesse esse artigo. Na sua forma tradicional, chamamos as operações de “desconto de duplicatas” ou “faturizado”.

 
Arquivo XML

A versão digital da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e obedece a um padrão nacional de escrituração fiscal.

 
Boleto especial

Modalidade de antecipação de recebíveis na qual o beneficiário indicado no boleto é o cedente e não o FIDC, porém os dados bancários são do FIDC. Essa operação antecipação é recomendada para sacados que não pagam boletos de terceiros.
 
Borderô

É um documento onde são relacionadas as duplicatas dos cheques pré-datados que foram negociados com a empresa de factoring, fundo de investimentos ou banco. No borderô de cheques ou duplicatas é informado o valor pago por cada cheque ou duplicata, além das demais condições da operação.
 
Cedente

Cedente é a pessoa jurídica que cede um direito do qual é titular, decorrente de um título de crédito, de um contrato etc. Por exemplo: uma indústria faz uma venda de 800 mil e vai receber em 45 dias. Mas essa indústria solicita a antecipação desse valor com um FIDC, como nós. Com isso, ela recebe na sua conta e cede o direito de receber esse valor para nós.
 
Consultora

É a empresa responsável por realizar as operações de um FIDC, como a mesa de operações, tesouraria, checagem e cobrança.
 
Conta Escrow (conta vinculada)

Também conhecida como “conta garantia”, a Conta Escrow é uma conta administrada por terceiros que pode ser utilizada como garantia em negociações de alto risco. Com ela, ambas as partes da negociação têm uma maior segurança, porque os recursos daquela conta só serão utilizados para cumprimento do acordo entre elas.

No cenário de crédito, ela é utilizada na renegociação de dívidas e para pagamento de recebíveis utilizados como garantia.
 
Conta especial (comissária)

Modalidade de antecipação de recebíveis na qual o FIDC não tem contato nenhum com o sacado e não é feita a comunicação de que o título foi negociado. Quem antecipou o recebível é responsável por confirmar a entrega da mercadoria ou do serviço prestado.

 
Curva ABC

Essa classificação mostra quem são os principais clientes de uma empresa – aqueles que no fim do mês garantem a maior parte do faturamento. Ela classifica os clientes em 3 grupos:

– Tipo A: Clientes que consomem acima da média

– Tipo B: Clientes que consomem na média

– Tipo C: Clientes que consomem abaixo da média

Para fazer a curva ABC, a empresa deve ordenar todos os clientes de acordo com um critério, por exemplo, faturamento. Os 20% no topo da lista são considerados tipo A, os tipo B correspondem aos próximos 30% e o tipo C deve corresponder à metade final da listagem.

A curva ABC ajuda a observar a concentração da carteira de clientes. Ter poucos clientes como tipo A pode ser um problema, pois a perda de um único cliente pode comprometer os resultados daquela empresa.

 
Custodiante

Faz a guarda dos recebíveis do FIDC. Através da gestão de dados e pelo envio de informações aos gestores e aos administradores garante um processo mais seguro;

 
FIDC

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) são fundos de investimento que oferecem retorno aos investidores através das taxas de concessão de crédito de recebíveis.

Para operação de um FIDC são necessárias uma consultora, uma gestora, uma consultora e uma administradora. Para entender melhor como funciona esse processo, acesse esse esquema.

 
Fluxo futuro (fomento)

Linha de Crédito aprovada de antecipação de recursos financeiros, de modo que o cliente terá um prazo para enviar a cobertura das garantias.

 
Gestora

É a pessoa física ou jurídica responsável pela gestão do patrimônio do fundo, ou seja, pelas políticas e decisões de investimento.

 
NPL

A sigla derivada do “Non performing loan” é utilizada para se referir a empréstimos ou cessões de crédito que não foram pagos aos bancos após um prazo determinado do vencimento ou que não possuem a intenção de pagamento.
 
Preventivo

É o processo de fazer a checagem de toda a carteira, toda a mercadoria entregue e todo serviço prestado. No caso do preventivo ter que incluir também as operações de conta especial é chamado de preventivo completo.
 
Recuperação judicial

A recuperação judicial é um artifício para que empresas que estão extremamente endividadas e têm potencial de gerar caixa para pagamento dessas dívidas evitem a falência e, com isso, deixe os trabalhadores desempregados.

A base desse processo é simples: é melhor estimular a atividade econômica em momentos de crise do que deixar as empresas quebrarem, certo? Para saber como o NPL pode ajudar a sua empresa, leia esse artigo aqui.
 
Sacado

Sacado é quem irá realizar o pagamento do título negociado para o FIDC.
 
Sacado âncora

Também conhecido como “risco sacado” e por nós chamado de “SB Paga Hoje”. As operações de risco sacado são a antecipação de recebíveis da cadeia de fornecedores da empresa.

Ao invés de antecipar um recebível da empresa para que ela tenha capital para comprar matéria prima, com o SB Paga Hoje a empresa solicita o pagamento do fornecedor no prazo e acorda um novo prazo conosco.
 
Securitização

O processo de securitização é a transferência do risco de recebimento de créditos para o mercado de capitais. São as securitizadoras que fazem o intermédio dos recursos entre os investidores e as empresas financiadas.
 
Tranche

A tranche representa quanto um cedente pode operar por dia e por operação em mercadorias não entregues ou serviços não prestados.

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.