SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 9 de dezembro de 2021
COMPARTILHE

Operações de câmbio: tudo que as empresas precisam saber

Esse tipo de operação pode gerar muitas dúvidas nas empresas antes de começarem a operar sobre. Tire todas as suas dúvidas neste post aqui.

Apesar do que muito se acredita, as operações de câmbio não são complicadas e podem ser feitas de modo a contribuir para os resultados para as empresas.

Mas primeiro… As operações cambiais são nada mais nada menos que operação de troca de moedas diferentes por uma pessoa jurídica. Essas moedas podem ser real e euro, real e dólar, dólar e yuan e entre outras…

Para a pessoa física as operações de câmbio têm se tornado mais simples de se realizarem com o desenvolvimento de novas tecnologias. Para ilustrar, nesse artigo da Eurodicas você pode conferir como se deu o desenvolvimento de algumas dessas tecnologias.

Ícone de notas com setas, representando operações de câmbio

Perguntas mais comuns sobre operações de câmbio

Agora que já definimos o que são operações de câmbio, vamos responder as dúvidas mais frequentes sobre essa elas.

Quem pode fazer operações cambiais para empresas?

Acima de tudo, a transparência e segurança nesse processo são muito importantes e a regulamentação dessas operações são compostas por boas práticas de combate à corrupção.

As operações de câmbio devem ser realizadas por agentes autorizados pelo Banco Central e eles são:

  • Bancos Comerciais;
  • Bancos de Câmbio e
  • Corretoras de Câmbio

O que é preciso para fazer?

Para realizar operações cambiais para empresas é preciso abrir uma conta em uma das instituições citadas acima. Como já falamos, esse processo é pautado por práticas anticorrupção, então o agente escolhido deverá realizar uma extensa análise de documentação. A empresa deverá também mostrar capacidade financeira para realizar as operações de remessa e comprovar a origem do dinheiro.

Após isso, um contrato de câmbio é firmado entre as partes. Uma vez que a conta está aberta, a agilidade impera. É apenas necessário informar a operação, apresentar sua documentação (como uma invoice) e dar o aceite dos valores e taxas.

Contrato de câmbio

O contrato de câmbio, necessário para realizar qualquer operação, é um documento que visa aumentar a segurança das transações, pois segue a todas as exigências do BACEN.

Nele vão constar todas as condições e informações do acordo entre as empresas e o agente de câmbio. As operações realizadas sem o contrato de câmbio podem ser multadas ou os envolvidos podem ter a suspensão do direito de realizar operações até que o contrato seja realizado.

Como escolher um bom parceiro para as operações de câmbio da sua empresa?

Um bom parceiro de câmbio é essencial não só para garantir todas as adequações legais. Afinal, operações de câmbio realizadas fora da legalidade podem gerar prejuízos expressivos. As melhores taxas e tempo para realizar a transação, inclusive, vão afetar o relacionamento das empresas com os agentes.

O mercado de câmbio é amplo, por isso, é possível encontrar um parceiro com as soluções que se adequem mais às necessidades e à realidade da sua empresa. A SB Crédito, empresa de crédito com mais 20 anos no mercado, oferece as seguintes modalidades:

  • Importação antecipado;
  • Transferência de patrimônio;
  • Importação à vista;
  • Disponibilidade no exterior;
  • Compra de imóveis no exterior;
  • Importação Remessa;
  • Aluguel de imóveis no exterior e
  • Serviços técnicos

Você deve ter percebido que não fazemos parte daquela lista de agentes autorizados pelo Banco Central. Além de crédito descomplicado, em parceria com o Banco Semear, buscamos dar suporte aos nossos clientes com serviços de câmbio descomplicado, com uma operação ágil e processo simplificado.

Quadrado com seta apontando para baixo, representando resumo sobre as operações de câmbio

Resumindo…

Vamos retomar alguns pontos importantes que comentamos nesse post.

  • Práticas antifraude: As operações de câmbio são pautadas por práticas que querem aumentar a segurança e evitar operações fraudulentas. Na hora de escolher um parceiro, é importante verificar se ele tem essas preocupações também para evitar problemas mais adiantes;
  • Agentes de câmbio: os agentes autorizados pelo Banco Central são Bancos Comerciais, Bancos de Câmbio e Corretoras de Câmbio e
  • Certo para a sua empresa: Os parceiros disponíveis são muitos e optar pelos que ofertam soluções adequadas às necessidades da sua empresa pode fazer a diferença nas negociações

Com essas principais dúvidas tiradas, alavanque seu negócio e faça operações de câmbio nas principais moedas do mercado. Para receber o contato de um de nossos especialistas, clique aqui.

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.