SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 8 de julho de 2020 Tempo de leitura 3 minutos
COMPARTILHE

Por que a antecipação de recebíveis possui taxas de juros mais competitivas do que instituições financeiras tradicionais?

Saiba porque a antecipação pratica taxas de juros menores e quais as vantagens de antecipar recebíveis ao invés de fazer empréstimos!

As empresas estão vivendo um momento em que é preciso esticar os prazos de pagamento e encurtar os de recebimento. Sendo assim, a antecipação de recebíveis tem se mostrado uma solução estratégica para que os gestores consigam ter recursos financeiros de curto prazo para atender seu fluxo de caixa.

E nesse sentido, muitas empresas se perguntam o que é a antecipação de recebíveis e como é possível ter acesso a esses recursos. De modo geral, essa modalidade de crédito se baseia em antecipar os valores a receber de duplicatas, cheques ou vendas de cartão de crédito.

Muito adequada para todos os tipos de negócios e tamanhos de empresas, ela é uma operação simplificada e bem menos burocrática do que outras modalidades de crédito oferecidas por instituições financeiras tradicionais.

 

Como funciona a antecipação de recebíveis

O grande desafio dos empresários é lidar com o que chamamos de “descasamento do fluxo de caixa” entre as diversas operações financeiras da empresa, principalmente com relação a entrada dos recebimentos. Assim, esta linha de crédito surge como uma forma de acelerar financeiramente o negócio, permitindo maior liquidez e otimização dos recursos.

Para ter acesso a esta modalidade de crédito, é importante encontrar uma instituição financeira que faça esse tipo de operação, como as fintechs, por exemplo. Nesse momento, o gestor precisa avaliar as taxas de juros cobradas, se há a necessidade de garantias e quais são elas, qual o prazo para liberação do dinheiro, e se a operação pode ser feita online de forma segura.

É normal que a instituição que irá disponibilizar a antecipação solicite uma série de documentos relativos ao faturamento da empresa. É a partir dessas informações que o histórico da empresa será avaliado para decidir se a antecipação será liberada ou não.

 

Vantagens da antecipação de recebíveis

Uma das principais vantagens da antecipação em relação a outras modalidades de crédito, como empréstimos, é que as taxas de juros são muito mais vantajosas. Isso acontece porque o dinheiro disponibilizado já pertence a empresa, sendo assim, as instituições avaliam que o risco de inadimplência é consideravelmente menor.

Os riscos envolvidos em um empréstimo costumam ser muito maiores – por isso as taxas e juros praticados costumam ser maiores -, pois tanto a instituição financeira pode não receber os valores como o empresário pode ficar endividado caso haja alguma crise. No caso da antecipação de recebíveis, por mais que a empresa passe por alguma dificuldade, quem paga é o cliente.

Outras vantagens que podem ser destacadas são:

  • Crédito da própria empresa: ao invés de obter recursos emprestados para quitar seus compromissos financeiros, a antecipação de recebíveis utiliza os valores a prazo do próprio negócio.
  • Maior rapidez na liberação de crédito: é muito mais rápido ter acesso aos valores antecipados, o que otimiza recursos, diminui o percentual de endividamento do negócio e ajuda o empreendedor a obter vantagens importantes na negociação com fornecedores.
  • Liberação da obrigação financeira em apenas um pagamento: isso significa que na antecipação de recebíveis não há pagamentos posteriores, somente o desconto da taxa da duplicata, cheque ou outro recebível no ato da contratação.
  • Não há cobrança de IOF: ao contrário da operação de crédito para empréstimo tradicional, ofertado pelas instituições bancárias, ao antecipar seus recebíveis através de uma FIDC não há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O valor do imposto é repassado pelo banco às empresas, elevando ainda mais o custo final do crédito solicitado.

 

Se a sua empresa precisa antecipar valores para dar mais fôlego ao seu caixa, a SB Crédito pode te auxiliar neste processo. Para pequenas empresas, temos as soluções da SBfácil, confira neste link.

Já para médias e grandes empresas, recomendamos que entre em contato com os nossos especialistas.  Analisaremos o seu caso para lhe oferecer a melhor solução financeira para o seu negócio.

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.