SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 23 de março de 2022
COMPARTILHE

SB Paga Hoje na prática: conheça o case da Cuecas DUOMO

Nos últimos dois anos, a cadeia de produção sofreu inúmeras mudanças. Diante disso, a Cuecas DUOMO encontrou no SB Paga Hoje uma solução para equalizar o fluxo de caixa e se adequar às novas dinâmicas de fornecimento. Entenda aqui como funciona o SB Paga Hoje na prática.

Em um segmento marcado por poucos fornecedores grandes e por poucos clientes maiores ainda, a Cuecas DUOMO conta com a antecipação de recebíveis própria e para fornecedores para sua estratégia de gestão financeira. No entanto, para muitas empresas esse ainda é um universo distante.

Você sabe de verdade como é o SB Paga Hoje na prática? Conversamos com o Jorge Gargaglione, Controller da Cuecas DUOMO, para entender melhor como é a ferramenta de risco sacado.  Isso, aplicado à Cuecas DUOMO, uma empresa que está há mais de 30 anos no mercado e ocupa um lugar de destaque dentro do segmento de cuecas.

O que é o SB Paga Hoje?

Mas antes, o SB Paga Hoje é uma ferramenta de antecipação de recebíveis para fornecedores. No mercado, também é chamado de Risco Sacado. Imagine a seguinte situação: a Cuecas DUOMO recebe um pedido de uma grande varejista que, após a entrega da mercadoria, tem até 60 dias para pagar.

Para manter os estoques, a empresa precisa comprar mais matéria prima. Suponhamos que um fornecedor de fios pediu um prazo de 30 dias para o pagamento. Então a Cuecas DUOMO teria que realizar um pagamento dos fios em até 30 dias, mas só irá receber o valor do pedido em 60 dias – e nem contabilizamos prazo de produção.

Se essa dinâmica não for muito bem pensada, o financeiro pode encontrar seu fluxo de caixa abalado. Com o SB Paga Hoje, a SB Crédito faz o pagamento dos fios para o fornecedor dentro dos 30 dias e a Cuecas DUOMO negocia um novo prazo com a SB. Assim, pode se adequar melhor com as novas entradas de capital que virão.

> 8 motivos para antecipar recebíveis para a cadeia de fornecedores

SB Paga Hoje na prática com Cuecas DUOMO

Confira aqui a entrevista com o Jorge Gargaglione, Controller da Cuecas DUOMO, sobre a ferramenta do SB Paga Hoje e como se integra com a gestão financeira da empresa.

SB Crédito: Uma das principais soluções que a Cuecas DUOMO utiliza é o SB Paga Hoje. Como vocês tomaram a decisão de iniciar com essa modalidade de crédito?

Jorge Gargaglione: Nós já tínhamos usado a ferramenta em outros momentos – ela é ofertada no mercado por bancos e outros FIDCs. Mas nunca tínhamos usado com a profundidade que utilizamos agora.

SB: E o que mudou?

JG: O tipo de matéria prima que compramos (por exemplo: fio, tecidos e elástico) está na mão de poucos fornecedores multinacionais. É complicado substituir um tipo específico de fio por outro da mesma qualidade, porque as opções de compra são restritas àqueles que já conhecemos.

No começo da pandemia muitos desses fornecedores informaram que estavam diminuindo os prazos para pagamento – um prazo de 90 dias em um cenário volátil é de altíssimo risco. Assim, vários passaram a vender para todo mercado em 30 dias.

Então, o Alexandre Mendes, o Executivo Comercial da SB, se dedicou para entender nosso negócio, nossa demanda e ofereceu a solução mais adequada para nós. Com isso, pudemos manter os 90 dias de pagamento e evitamos sufocar muito o fluxo de caixa.

SB: Como a Cuecas DUOMO utiliza os recursos captados com o SB Paga Hoje?

JG: Principalmente cuidando do nosso fluxo de caixa. Essas operações são uma forma de se financiar em curtíssimo prazo. Posso pegar aquilo que já tenho pactuado e, ao invés de me estressar em alongar um prazo com um fornecedor, utilizo a ferramenta.

Para o dia a dia da empresa, isso é muito importante.

SB: Como é o processo de escolha do parceiro financeiro para realizar as operações de risco sacado?

JG: Primeiro, é olhar para o fornecedor e ver se ele aceita. Com a pandemia e a diminuição dos prazos, isso ficou mais fácil. Se as multinacionais param de nos financiar com um prazo de 90 dias, eu tenho um parceiro que consegue fazer isso respeitando o meu fluxo de caixa.

Escolhemos a SB pelo entendimento do negócio e pela disponibilidade para o risco. Ou seja, é preciso ter um limite maior para fazer a roda girar com vários fornecedores – isso gera uma concentração de volume. Assim como confiamos no trabalho da SB, eles também confiaram no nosso. Isso sem contar a agilidade de processar as operações no tempo que precisamos.

SB: Vocês operam com outras modalidades de crédito?

JG: Com a SB Crédito operamos com risco sacado e antecipação de recebíveis. O risco sacado nos ajuda com nossos fornecedores e nossa produção e a antecipação de recebíveis nos auxilia com nossos clientes.

A antecipação de recebíveis também usamos pensando no fluxo de caixa. Ela é uma estratégia para diminuir a exposição no cliente, porque nosso faturamento é concentrado nos principais varejistas. O risco de crédito nesses casos é muito pequeno, mas acontece, então é melhor prevenir esse tipo de exposição.

Como vendemos muito, estamos sempre antecipando recebíveis. Dessa forma deixamos o dinheiro em caixa preservado e como o custo financeiro está na conta, não é preciso se preocupar muito.

SB: E como a SB Crédito ajudou o negócio nesse período?

JG: A SB Crédito foi importante para a Cuecas DUOMO. A forma de operar da SB Crédito, com agilidade, proximidade com o nosso negócio e sem muita burocracia foram fatores que pesaram na escolha do parceiro para operar e escalar essas operações.

A dedicação do Alexandre em entender o nosso problema e conseguir, com agilidade, alinhar com o que a SB pode oferecer foi muito importante. A presença da empresa no nosso dia a dia também foi um fator muito importante, pois quando tínhamos necessidade nessa modalidade de crédito, pode solucionar de maneira rápida.

SB: Para finalizar, você tem alguma dica de gestão financeira para empresas?

JG: Essa é uma pergunta difícil. O que fazemos aqui, que vale tanto para uma mercearia quanto para um fabricante de cuecas, é sempre manter o olho no fluxo de caixa. Talvez nada seja mais importante na nossa gestão financeira que isso.

Também antecipamos recebíveis para manter preservar o fluxo de caixa. Com isso, temos que ficar de olho nas taxas para não comprometer as vendas. Mas isso pode ser aplicado em qualquer negócio.

_______________________________________________________________________

A SB Crédito oferece soluções financeiras inovadoras para seus clientes. Nosso propósito é ajudar nossos clientes a crescerem e a realizarem sonhos.  Para receber um contato de um especialista, acesse aqui.   

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.