SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

12 de março de 2021
COMPARTILHE

4 sinais de que a empresa precisa de antecipação de recebíveis

Ter problemas com controle financeiro é um desafio mais comum do que se imagina. De acordo com estimativas do Sebrae, 50% das pequenas e médias empresas fecham suas portas devido à inadimplência, falta de capital e de lucro. Problemas que poderiam ser resolvidos com a antecipação de recebíveis, uma solução eficaz de crédito com juros bem mais baixos do que um empréstimo bancário tradicional.

Continue a leitura para esclarecer suas dúvidas sobre o que é antecipação de recebíveis e quando é hora de buscar essa linha de crédito para empresas.

O que é antecipação de recebíveis

Antecipação de recebíveis nada mais é do que uma linha de crédito que permite que a empresa possa receber o adiantamento das vendas. Ou seja, em outras palavras, antecipar o recebimento de valores que ela só teria acesso mais tarde. 

Com essa operação, é possível receber antes do tempo anteriormente previsto o dinheiro das vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques e boletos. O valor chega antes, inclusive, que a cobrança seja feita do cliente.

Dessa forma, a principal vantagem é que a empresa pode aproveitar o dinheiro bem antes do que ele chegaria caso essa linha de crédito não tivesse sido contratada. Assim sendo, é uma solução de curto prazo para que a empresa possa cobrir despesas mais urgentes e evitar a contração de dívidas ainda maiores.

Contudo, ao contratar essa linha de crédito é preciso ter um controle de fluxo de caixa ainda mais rígido. Isso porque os valores que entrariam no futuro entrarão antes que o esperado em caixa, exigindo assim atenção.

É importante saber: a antecipação de recebíveis também é conhecida no mercado como adiantamento de recebíveis ou desconto de duplicatas.

Como funciona

Basicamente, a antecipação de recebíveis funciona da seguinte forma: a empresa contrata a linha de crédito e tem acesso ao valor referente ao montante da fatura. Assim como outras operações de empréstimo, também gera uma pequena taxa de juros. A diferença, entretanto, é que é muito menor do que os juros de empréstimos bancários tradicionais e não tem taxa de IOF.

Quando utilizar a antecipação de recebíveis?

Essa modalidade de crédito é muito usada para quitar dívidas, gerar fluxo de caixa ou simplesmente investir no futuro da empresa. No entanto, se antes era vista como uma solução para empresas endividadas ou sem saúde financeira, hoje é uma operação cheia de benefícios para diferentes tipos de negócio.

4 sinais que indicam que pode ser hora de buscar a antecipação de recebíveis

Em dúvida se realmente faz sentido para o atual momento do seu negócio antecipar recebíveis ou se sua empresa pode aguardar mais um pouco?

Então, confira alguns sinais que indicam que é hora de buscar essa linha de crédito repleta de vantagens para empresas de todos os portes.

1. Sua empresa não tem capital de giro suficiente para cumprir todas as obrigações do dia a dia

O capital de giro é um item indispensável para que uma empresa possa pagar suas obrigações, como fornecedores, reposição de estoque e investimento em equipamentos. Afinal, é com esse dinheiro que ela pode financiar suas operações.

Agora, quando o valor do capital de giro se torna insuficiente para cumprir suas obrigações, buscar a antecipação de recebíveis pode ser uma solução.

Isso porque, quando a sua empresa tem valores futuros para receber de seus clientes, consegue usar essa antecipação para cobrir despesas urgentes e manter as portas abertas. Assim, ganha o fôlego que precisa para que continue operando sem que o pagamento de fornecedores e até mesmo funcionários deixe de ocorrer dentro das datas esperadas.

2. Aconteceu um imprevisto e você não tem o valor que precisa em caixa para solucionar

Imprevistos acontecem, mas exigem atenção à estratégia para que não interfiram na gestão financeira da sua empresa.

Como se tratam de situações que acontecem vez ou outra, esporadicamente, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução viável. 

O único porém é que, caso contrate essa linha de crédito, o seu caixa não vai contar com esses recursos no futuro, uma vez que serão antecipados.

3. O pagamento de fornecedores e funcionários está atrasado e você não sabe como resolver essas pendências

O atraso no pagamento de fornecedores e funcionários é uma das práticas mais recorrentes quando uma empresa passa por imprevistos financeiros. No entanto, para solucionar o problema é comum que busquem empréstimos bancários.

É aí que entra, então, a vantagem da antecipação de crédito: diferente do empréstimo tradicional, ela se trata de um valor que já pertence à sua empresa. Ele somente será antecipado, chegando antes que o previsto ao seu caixa. Logo, não será preciso esquentar a cabeça com possíveis renegociações de dívidas ou com o pagamento de várias parcelas e altas taxas de juros.

4. A margem de lucro está apertada

Por mais que muitas empresas consigam viver por muito tempo com margens de lucro reduzidas, essa não deve ser uma prática prolongada.

A antecipação de crédito vai equilibrar as finanças e trazer de volta aos trilhos o fluxo de caixa do negócio. 

Conclusão

Contar com a antecipação de recebíveis é uma forma de conquistar liquidez imediata, otimizar o fluxo de caixa e aumentar a previsibilidade da sua empresa. Um auxílio e tanto no planejamento financeiro do seu negócio.

A solução facilita, inclusive, que as vendas aconteçam dentro do prazo solicitado pelos clientes. Uma forma de fazer mais negócios, investir em novos projetos e até mesmo negociar descontos para pagamentos à vista.

Com muitos benefícios, a operação garante ainda economia de tempo e de deslocamento, oferecendo o dinheiro que sua empresa receberia no futuro bem antes do previsto.

Contudo, é importante lembrar que a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que deve ser contratada eventualmente. Isso porque, exige uma boa projeção do fluxo de caixa para que a empresa entenda se o valor antecipado fará ou não falta no futuro. 

Tem interesse em conhecer instituições financeiras que oferecem crédito para empresas? Conheça as condições praticadas pela SB Crédito, especialista em operações de antecipação de recebíveis e créditos para todos os tipos de empresas.

Este post foi útil para você? Para continuar aprendendo sobre o assunto, aproveite para conferir como usar a antecipação de recebíveis na gestão estratégica do seu negócio!

 

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.