SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 25 de maio de 2022
COMPARTILHE

A indústria com suas próprias pernas: conheça a história da Work Plastic

No Dia da Indústria, convidamos a Eliana Valéria dos Santos, proprietária da Work Plastic, para contar a história da empresa e como ela atingiu o objetivo de equilibrar o fluxo de caixa utilizando linhas de crédito estrategicamente.

A nossa missão é ajudar nossos clientes a crescerem e a realizarem sonhos. Para o Dia da Indústria, queremos compartilhar com você a história da Work Plastic, uma indústria fundada em 1985 e que produz compostos de PVC granulados.

Seus clientes transformam a matéria prima em diversos produtos, como condutores elétricos, mangueira e calçados. Apostamos que você nem imaginava todas as possibilidades que o granulado de PVC oferece, não é?

Conversamos com a Eliana Valéria dos Santos, proprietária da empresa, para contar sobre a trajetória e o modelo de gestão da Work Plastic. Somos parceiros de negócios desde 2016 e intensificamos a parceria em fevereiro de 2020. Na época, a indústria buscava formas de reestruturar o fluxo de caixa e a nossa solução de antecipação de recebíveis foi adotada na estratégia financeira da empresa.

Nesse artigo você vai conhecer mais sobre a parceria entre a SB Crédito e a Work Plastic, as estratégias empregadas pela empresa para alcançar o equilíbrio financeiro e andar em suas próprias pernas e conferir uma breve percepção da Eliana Santos sobre os cenários do segmento.

Como se dá a parceria entre indústria e um FIDC?

Nos últimos anos, a Work Plastic teve como foco diminuir ao máximo o passivo e solidificar a empresa. Os FIDCs têm como principal produto a antecipação de recebíveis, que é uma forma de crédito com juros mais baixos do que empréstimos, e foi uma das soluções empregadas pela empresa para alcançar esse objetivo.

>> Conheça os diferentes tipos de antecipação de recebíveis

>> Instituições financeiras e FIDCs: o que muda na antecipação de recebíveis?

>> Tipos de garantias de crédito: conheça as diferenças

Dentre os tipos de operação de antecipação de recebíveis, a indústria tem mais recorrência em quatro operações:

  • Desconto de duplicata;
  • CCB;
  • Fluxo Futuro;
  • Conta especial.

O principal tipo de operação realizada pela Work Plastic com a SB Crédito era a antecipação de recebíveis tradicional, com o objetivo de comprar matéria prima. O departamento financeiro da empresa sempre tomou o cuidado de trazer ao nosso fundo operações certeiras, o que garantia agilidade no pagamento da operação e rápida liquidez por parte dos sacados.

Ao todo, foram mais de R$19 milhões movimentados em antecipação de recebíveis aqui na SB Crédito desde 2020. Entre 2020 e 2021 houve um crescimento de 89% no montante total de operações.

Desde janeiro de 2022, os balanços financeiros da empresa demonstraram que o sonhado equilíbrio no fluxo de caixa foi alcançado. Agora a estratégia é realizar operações pontuais e, nos primeiros 5 meses desse ano, a empresa operou apenas 20% do que foi operado em 2021.

Eliana explica a lógica por trás: “Uma vez equilibrados, é importante manter o relacionamento com os parceiros financeiros, como os FIDCs. Você fica atento aos movimentos financeiros do mercado, gera um histórico de boa liquidez, o que pode abaixar as taxas, entre outras vantagens”, comenta a proprietária.

Gestão estratégica e financeira para a indústria

A disponibilidade de crédito para o setor é abundante. Um cuidado que cada negócio deve ter é com relação a sua carteira de clientes, pois é ela que traz as oportunidades de financiamento para a indústria. Se a liquidez é alta, as oportunidades são vastas.

No entanto, não é porque existe a possibilidade de tomar crédito que ele deve ser tomado. É preciso parar e analisar a todo momento de acordo com a objetivo da empresa e se perguntar “Eu consigo realizar isso sem endividamento?”

A importância de uma boa gestão financeira para a indústria é essencial para encarar cenário incerto dos próximos meses. Mas isso só vem aliado a uma boa gestão dos negócios.

Como proprietária e responsável pela indústria, Eliana aponta que o importante é o respeito perante todos os atores, concorrentes e clientes. “Sempre digo: tem espaço para todo mundo, o importante é fazer uma venda limpa. Cada um tem seu valor e suas fraquezas e precisamos ser transparentes com os clientes: meu preço é esse e a minha qualidade já é conhecida”, explica.

Os cenários da indústria

A indústria é considerada o setor secundário da economia, responsável por beneficiar matéria-prima que será aplicada em produtos para o consumo, sejam de subsistência, conforto ou comodidade. Diversos estudos apontam que o período da pandemia do coronavírus afetou diretamente o crescimento e os resultados desse segmento.

Um sentimento forte no mercado era o medo de escassez de matéria prima, potencializado por uma crise de abastecimento, causada principalmente pela retomada das economias na pandemia. Com forte demanda, os preços dispararam, chegando a 140% no pico.

A escassez causou alta expressiva na procura, levando os clientes da Work Plastic a antecipar suas compras na formação de estoques estratégicos.

Essa tendência teve uma consequência positiva no faturamento da empresa, com crescimento 61% em 2020 e de 42% em 2021, proporcionando significativa alavancagem nos resultados.

Como vão ser os próximos meses?

Os próximos meses, no entanto, não parecem estar seguindo essa tendência de expansão. “Na pandemia crescemos bastante, porém o ano de 2022, com as eleições e a Copa do mundo, projetamos uma queda nas vendas” disse a Eliana.

O cenário de incerteza afeta toda a cadeia:

  • O consumidor final compra estritamente o necessário;
  • A indústria produz menos e, consequentemente, compra menos matéria prima;
  • E a indústria de matéria prima tem uma redução nas suas vendas.

O último trimestre está marcado por acontecimentos que podem afetar o mercado de todas as formas, sendo assim, não é possível contar como meses úteis para os negócios. Em outubro está previsto o primeiro turno da eleição presidencial, novembro a Copa do Mundo e o segundo turno da eleição. Já dezembro é sempre um mês que o empresariado deve ficar atento.

Portanto, a prioridade das indústrias para os próximos meses deve ser produzir e vender para cumprir as obrigações financeiras. Para isso, cada empresa precisa estar financeiramente o melhor que puder e ter em conta essas previsões em seus planejamentos estratégicos.

Seguindo os passos

Podemos dizer que a Work Plastic está preparada financeiramente para enfrentar os próximos meses, os quais a previsão é de que sejam tortuosos para todo o segmento. A sua indústria também pode contar com o nosso apoio para reequilibrar o fluxo de caixa, com atendimento próximo de seu negócio e transparente.

Para receber um contato de um especialista e contar conosco como uma parceira estratégica dos negócios da sua indústria, preencha o formulário de cadastro. 

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.