SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 30 de novembro de 2021
COMPARTILHE

8 motivos para antecipar recebíveis para fornecedores

As condições de pagamento dos fornecedores podem se apresentar como um empecilho ou dificultar a negociação. A antecipação de recebíveis para cadeia de fornecedores oferece uma opção ágil e sem burocracia para resolver esse impasse de uma vez por todas.

Imagine a seguinte situação: um cliente faz um pedido grande, trazendo uma oportunidade de crescimento para a sua empresa, mas você não tem capital de giro suficiente para comprar a matéria prima necessária. Além disso, com o pagamento à vista o fornecedor faz um desconto de 5%. A antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores nem sempre é a primeira opção que vem em mente do gestor financeiro. Entre elas estão:

  • Tomar crédito para capital de giro;
  • Antecipar recebíveis de outro pedido que já está em andamento;
  • Solicitar crédito para compra de matéria prima ou
  • Oferecer para a cadeia de fornecedores antecipar esse recebível

Todas essas soluções apresentam pontos positivos e negativos. Nesse artigo vamos explicar as consequências de cada e porque a antecipação de recebíveis da cadeia de fornecedores é vantajoso para todas as partes.

Qual caminho escolher?

Certo, então a empresa se encontra em um impasse. Perder a oportunidade dessa venda não é uma opção e as possibilidades de crédito são diversas.

Confira abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções que apresentamos.

Três setas verticais apresentando diferentes caminhos a se seguir. A seta maior pode ser entendida como o caminho da antecipação de recebíveis para cadeia de fornecedores

Crédito para capital de giro ou compra de matéria prima

A tomada de crédito sempre deve ser pensada estrategicamente, pois é uma dívida. Algumas perguntas que se deve fazer antes de optar por essa modalidade:

  • Qual o prazo de pagamento?
  • Quais as taxas?
  • É possível negociar?
  • Quais as consequências se atrasar o pagamento? De quanto é a multa?

Uma vez respondidas essas perguntas, o próximo passo é ver se os valores cabem no planejamento financeiro da empresa. Nesse sentido, é essencial ter em consideração uma reserva de emergência para imprevistos.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis nada mais é do que receber agora as vendas que a empresa receberia no futuro. Uma vez que o recebimento é quase 100% garantido e o risco é baixo, as taxas também são mais competitivas e baixas se comparadas com empréstimos tradicionais.

No entanto, a antecipação de recebíveis compromete um valor que a empresa receberia no futuro e a estratégia financeira deve estar bem alinhada para não abrir “buracos” no contas mais adiante.

Dinheiro no seu tempo

Assim, se apresenta a opção da antecipação para a cadeia de fornecedores. O fornecedor antecipa o recebimento, mas a empresa não antecipa o pagamento e pode negociar com a financeira prazos mais longos.

Ícone de duas pessoas conversando. Pode-se entender que são os fornecedores negociando valores e prazos

Como funciona na prática a antecipação dos recebíveis da cadeia de fornecedores?

São três os atores nesse processo:

  • A empresa compradora;
  • O fornecedor e
  • A financeira

A empresa compradora faz o seu cadastro em uma financeira e é feita a sua análise de crédito. Dentro dela, estará especificado qual o limite está disponível para a antecipação para a cadeia de fornecedores.

O próximo passo é cadastrar os fornecedores. Pronto! A partir desse momento, é só subir as operações para a mesa de operações da financeira. Na SB Crédito, para novos clientes, esse processo é feito com agilidade e leva em torno de 5 a 7 dias. Para clientes já cadastrados é ainda mais rápido.

Esquema da antecipação de recebíveis da cadeia de fornecedores. A imagem tem um triângulo de ponta cabeça. Na aresta superior esquerda tem uma fábrica representando o "Fornecedor". Dele sai uma seta para a empresa (simbolizada por uma casa). Do fornecedor sai uma seta para a aresta inferior com a logo da SB Crédito (a financeira). A financeira faz a seta para a empresa, fechando o triângulo.

 

>> Solicitar meu crédito

8 motivos para antecipar recebíveis da cadeia de fornecedores

Os prazos são apenas uma razão para ofertar a antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores. Agora vamos te mostrar outros 8 motivos:

1. Fortalecimento da relação

Bem como é melhor para a empresa pagar depois, é bom para o fornecedor receber antes. A antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores é boa para os dois lados. Consequentemente, há um fortalecimento da relação entre comprador-fornecedor. Afinal de contas, quem não adora um bom negócio?

2. Maior poder de negociação

Com um relacionamento fortificado e ambos os lados satisfeitos com o prazo, abrem-se possibilidades de negociação que antes não existiam.

Por exemplo, é costume que o preço à vista seja menor que o preço para pagamento em 60 ou 120 dias. Assim, a empresa pode aproveitar melhores valores, comprar quando há baixas no preço e negociar maiores quantidades.

3. Risco do sacado âncora

Contrariando o que se acredita, a operação de antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores não oferece risco nenhum ao fornecedor. O risco é todo do sacado âncora, ou seja, da empresa compradora.

Por isso, as financeiras antes de liberarem para esse tipo de operação, realizam uma análise de crédito do sacado âncora e não do fornecedor.

4. Simples assim?

Quando se realiza a análise do sacado âncora, pede-se que a empresa indique os fornecedores que gostaria de antecipar os recebíveis. Nesse processo, são necessários apenas os seguintes documentos do fornecedor:

  • Cópia simples do contrato social e
  • RG e CPF dos sócios

5. Taxas mais atrativas

Por ser uma operação de antecipação de recebíveis e apresentar menores riscos, as taxas são mais atrativas e competitivas. Bem como, a operação é livre de IOF quando realizadas por instituições não bancárias.

6. Velocidade do processo

Sob o mesmo ponto de vista, com um limite de crédito já aprovado e sem burocracia, as operações são pagas rapidamente. Com o SB PagaHoje – solução de risco sacado da SB Crédito – as operações são pagas no mesmo dia e através de uma jornada digital.

7. Impacto no cliente final

Supondo que os custos se mantenham, com a compra mais barata no fornecedor, a empresa pode repassar o valor ao consumidor. Com preços mais baixos, os produtos ou serviços passam a ser mais competitivos.

Como consequência direta, esses passam a ser mais atrativos, o que pode causar um volume maior de vendas.

8. Melhora a saúde do fluxo de caixa e do capital de giro

Com preços menores do fornecedor e maior volume de vendas, o fluxo de caixa e o capital de giro são influenciados. Então, com uma melhor saúde financeira, a empresa pode dedicar recursos financeiros à expansão.

Nesse momento, é comum que se estude a expansão do portfólio de produtos. Este artigo aqui vai auxiliar na tomada de decisão sobre se essa deverá ser a estratégia de expansão ou não.

Fechando negócio

A antecipação de recebíveis para a cadeia de fornecedores apresenta muitas vantagens para todas as partes envolvidas no processo, criando um ambiente de parceria e confiança.

A SB Crédito tem um time de especialistas para o SB PagaHoje, um produto especializado nessa relação. Receba o contato de nossa equipe aqui.

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.