SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 20 de abril de 2022
COMPARTILHE

Conheça os diferentes tipos de antecipação de recebíveis

Quando falamos de antecipação de recebíveis, é comum pensarmos que é apenas um tipo de operação. Leia o blog escrito pelo Gilmar Fabiano, Diretor Comercial da SB Crédito, e conheça as diferenças entre as operações de recebíveis.

Os tipos de antecipação de recebíveis, como o próprio nome diz, possuem a premissa de adiantar recursos que serão futuramente recebidos pelas empresas. No entanto, existem diferentes modalidades de antecipação, com particularidades e características específicas, que as tornam ideais para cada necessidade do negócio.

Nesse artigo, vamos te apresentar alguns dos tipos mais comuns no mercado e os mais utilizados pelos nossos clientes. No final, você conseguirá distinguir qual operação é a mais adequada para a sua empresa naquele momento.

Antes de tudo, é importante relembrarmos que um planejamento financeiro bem estruturado e um fluxo de caixa bem equilibrado são essenciais para que uma empresa não apenas sobreviva, mas também cresça. Para te apoiar nesse momento, recomendamos a leitura dessa matéria da Carta Capital que explica sobre o cenário econômico e de crédito para empresas em 2022.

O que é antecipação de recebíveis?

Para iniciar a diferenciação entre os tipos de antecipação de recebíveis, é preciso ter bem fundamentado o conceito:

Antecipação de recebíveis nada mais é do que receber antecipadamente os
recursos que a empresa só iria receber no futuro.

Esse tipo de operação não é considerado um empréstimo, pois o recebimento é de um valor que a empresa dispõe, porém ainda não tem acesso. Você pode antecipar o recebimento de:

  • Duplicatas e carnês;
  • Boletos bancários;
  • Recebíveis de cartão de crédito;
  • Cheques pré-datados.

Outro ponto que as empresas podem escolher é se irão antecipar o valor integral ou parcial, pontual para aquele cliente ou de forma recorrente.

Como funciona o processo

Vamos deixar mais claro com um exemplo? A sua empresa fez uma venda de R$25.000,00 e o seu cliente pode pagar em até 45 dias. Pela estratégia financeira, a empresa precisa desse valor na semana seguinte à venda.

Assim, sua empresa solicita a antecipação desse valor para a SB Crédito, que irá depositar em sua conta o valor solicitado, descontando a taxa acordada para essa operação. Quando o cliente pagar, quem irá receber o valor é a SB Crédito.

No caso do seu cliente pagar em duas parcelas, a empresa poderá antecipar o valor da primeira parcela e aguardar até o prazo de recebimento da segunda. Dessa forma, conta com uma taxa menor referente ao valor total da venda.

Os tipos de antecipação de recebíveis

Tendo o processo de antecipação bem claro, podemos seguir para os tipos de antecipação de recebíveis. Por serem diversos e com muitas especificidades, vamos focar nos mais comuns dentro das operações da SB Crédito:

Faturizado (desconto de duplicata/cheques)

A antecipação de recebíveis na sua forma tradicional, assim como explicado no tópico anterior. A sua empresa solicita a antecipação dos recebíveis, a SB Crédito confirma a entrega da mercadoria ou prestação do serviço com o seu cliente e o nosso nome consta no boleto para pagamento.

Nesse caso, o faturizado pode ser com regresso (a sua empresa recompra o título em caso do seu cliente não pagar) ou sem regresso (nos responsabilizamos pela cobrança caso seu cliente não pague).

Boleto Especial

Em alguns casos, o seu cliente não aceita realizar pagamentos para outras empresas. Por exemplo, a sua empresa se chama “Indústria Praia Bonita” e realizou uma venda para o cliente “Praia Lar”, que apenas aceita realizar o pagamento caso o boleto esteja em seu nome.

Nessa situação, os dados bancários do boleto serão da SB Crédito, mas o beneficiário será “Indústria Praia Bonita”.

Conta Especial (comissária)

Na conta especial, nós não teremos nenhum contato com o seu cliente. Ou seja, a sua empresa é a responsável por nos enviar o canhoto de entrega comprovando o recebimento do produto pela Praia Lar, e assim liberamos o pagamento do valor antecipado.

O pagamento poderá ser feito através de boleto, depósito na conta do fundo ou depósito na conta Escrow. Também há a possibilidade de garantias de contrato.

Conta Escrow (conta vinculada)

A Conta Escrow específica para antecipação de recebíveis de contratos. Esses contratos podem ser performados ou a performar e o valor transita pela Conta Escrow.

Em outras palavras, a “Indústria Praia Bonita” assina um contrato com a “Praia Lar” e quer antecipar os recebíveis desse contrato. Tanto no caso em que o contrato já foi cumprido, quanto no caso de ainda não, é possível antecipar esses recebíveis. O que muda de um para o outro são as taxas e garantias.

Fluxo futuro (fomento)

Esse tipo de operação de antecipação de recebíveis vem para amparar as empresas nos momentos de necessidade de matéria prima. A “Indústria Praia Bonita” recebeu um pedido da “Praia Lar” e precisa de capital para entregar esses produtos.

Realizando a comprovação desse pedido, nós antecipamos o valor do pedido para que seja feita a compra da matéria prima. Aqui está o detalhe: em um prazo de 10 a 30 dias, a sua empresa precisará enviar a reciprocidade para a SB, ou seja, realizar uma operação de faturizado.

Sacado âncora

Então, a “Indústria Praia Bonita” precisa realizar uma compra de um fornecedor “Água Cristalina”, mas não se encaixa nas condições do fluxo futuro. Uma opção que dispomos é o SB Paga Hoje e é benéfica ao seu fornecedor, tanto se for de maior quanto de menor porte que o seu.

Com ele, a sua empresa negocia um prazo de pagamento com a “Água Cristalina”, recebe o produto e antecipa o recebível dele. Na prática, nós realizamos o pagamento dentro do prazo para o seu fornecedor e a sua empresa paga diretamente para nós em um novo prazo acordado.

Como escolher qual a melhor opção?

Para esse questionamento, não há resposta única. Cada caso precisa de uma análise dos cenários, tendo em vista o fluxo de caixa e o planejamento financeiro. Por isso, nossa equipe comercial está à disposição para prestar consultoria da melhor operação dentro de nosso portfólio de produtos.

Afinal, nosso propósito é ajudar nossos clientes a crescerem e a realizarem sonhos. Solicite um contato de um especialista aqui.

Texto por Gilmar Fabiano, Diretor Comercial da SB Crédito, com mais de 35 anos de experiência no mercado financeiro

 

 

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.