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Marketing SB Crédito 23 de fevereiro de 2022
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SB Conecta 2022: saiba tudo sobre o kick off

Motivação. Sonhos. Realizações. Essas foram as palavras que guiaram o SB Conecta 2022 – o evento especial de alinhamento para toda a equipe SB Crédito. Quer saber mais sobre o evento? Leia a matéria completa aqui.

Nossos sonhos enquanto companhia para o ano de 2022 são ousados. Por isso, no último sábado (19), convidamos a equipe para participar do SB Conecta 2022, o evento de alinhamento de todo o time SB.

A segunda edição, além de acontecer no espaço, teve como tema “Gente que sonha grande”. Os sonhos e as realizações são responsáveis por construir e guiar a nossa vida desde a infância. Assim, quando crianças, não enfrentamos barreiras do mundo ou nos sentimos limitados por sonhos impossíveis. Os sonhos e realizações de adultos, que muitas vezes são menos fantasiosos, são os que nos motivam todos os dias a levantar e fazer acontecer.

O sonho da SB Crédito, nossa visão a visão, é sermos reconhecidos pelos clientes como a melhor opção de crédito do mercado. Ao longo dos últimos anos, nosso time tem trabalhado incessantemente para alcançar essa aspiração. Ainda, entendemos que nós, enquanto empresa, contribuímos para que eles alcancem os seus sonhos pessoais e profissionais. Foi com esse embalo repleto de emoções que seguimos a manhã.

Nesse sentido, a programação contou com brincadeiras, sorteios e desafios, guiados pelos apresentadores Maikon Duarte (Canal Externo) e Cecília Nunes (Marketing). Nas semanas que antecederam o evento, a equipe pode aprender mais sobre realização de sonhos, técnicas para atingir os objetivos e inovação descomplicada.

No final da manhã de sábado, cada tripulante saiu com a certeza do seu papel e a sua importância para a SB Crédito, além de conhecer a fundo as estratégias já implementadas nos dois primeiros meses de 2022 e as que ainda virão. Nesse artigo, convidamos você a embarcar na nave SB Conecta e conferir os anúncios mais importantes da manhã.

Inovação – a palavra do ano

Para sermos parte do motor que move a economia devemos ser inquietos e nos reinventar sempre. A inovação tem sido parte fundamental do nosso DNA para melhor atender nossos clientes e oferecer soluções cada vez mais assertivas para o mercado.

Como resultado, “inovação” foi eleita a palavra de 2022. Presente em todos os tópicos de nosso planejamento estratégico, o SB Conecta 2022 teve como missão transpirar isso para os tripulantes da nave SB. Mas não parou por aí! Nas semanas anteriores ao evento, foi lançado um desafio de inovação e para começar o evento com o pé direito tivemos a palestra “Gente que Ousa e Inova”, com Leo Tostes.

Prêmio de inovação

A equipe SB está envolta no SB Conecta 2022, um evento movido a inovação. Esse, então, era o momento de agir. Assim, o desafio para o evento teve como tema “Inovação na SB Crédito”. Os participantes inscreveram ideias que enxergam algum processo de forma diferente dentro da SB, buscando soluções ou melhorias.

Cada um inscreveu um pitch de até um minuto contando sua ideia e o vencedor ganhou um final de semana, com acompanhante, no Fazzenda Park Hotel. A banca avaliadora das ideias foi o CEO, Alexandre Silveira; o VP, Duani Reis; o Diretor Comercial, Gilmar Fabiano; e o Diretor Operacional, Lyeverson Nogueira. A ideia vencedora foi o SB Labs, um laboratório de inovação dentro da SB, integrando cada uma das áreas da empresa. A proposta respondeu à pergunta: como implementar as ideias inovadoras que temos?

Como não podemos parar só no mundo das ideias, uma vez finalizado o desafio foi lançado o Programa de Inovação! A Maria Cecília Terres (Marketing) explicou que o objetivo do programa é criar caminhos ou estratégias diferentes, aos habituais meios, para atingir determinado objetivo. Ou seja, inovar é inventar, sejam ideias, processos, ferramentas ou serviços.

O projeto, a ser desenvolvido durante o ano de 2022, deve contemplar um dos pilares abaixo:

  • Custo: buscando redução ou eliminação de custos;
  • Receita: gerando de resultado monetário para a empresa;
  • Produtividade: fazendo mais com menos
  • Sustentabilidade: reduzindo impactos ambientais
  • Cliente: aumentando do índice de satisfação do cliente

Gente que ousa e inova

Assim como somos gente que sonha grande, também somos gente que ousa e inova. Convidamos o Leo Tostes, consultor de inovação e sustentabilidade, para nos explicar tudo sobre inovação e modelos mentais.

Leo explicou para os tripulantes que a inovação é movida a perguntas. As perguntas certas nos motivam e nos fazem pensar além, pensar diferente. Para ele, é essencial pensar inovação, pois o mundo em que vivemos é BANI:

  • Frágil (B): há um constante processo de construção e destruição na atualidade. As empresas, para que sigam no processo de construção, devem inovar.
  • Ansioso: o tempo todo tem coisas acontecendo e queremos saber no exato momento em que aconteceu. Isso causa uma ansiedade na sociedade
  • Não linear: com essa mudança, os acontecimentos deixam de seguir uma linearidade e passam a acontecer em rede.
  • Incompreensível: não importa quanto de informação temos, nunca será o suficiente para compreender tudo o que se passa.

Visão, pessoas e negócios

Ao mesmo tempo que inovação é a palavra que nos guia, o CEO da SB Crédito, Alexandre Silveira compartilhou com a equipe outros alicerces da empresa para o ano. Os investimentos em tecnologia e pessoas continuam como fator importante para atingirmos as metas.

Assistido por Duani Reis e Jorge Leal, os três executivos compartilharam que nesse ano a SB Crédito irá investir e atuar em novas frentes. Esse é um dos momentos mais marcantes para eles, que mencionam uma SB Crédito madura para implantar as estratégias desenhadas nos últimos anos.

Aprendizado e crescimento

Seguindo para a frente de pessoas, o Diretor Operacional, Lyeverson Nogueira, contou que um dos maiores questionamentos para a equipe em 2022 foi “Como preparar nossa equipe para as mudanças que vão acontecer no mercado financeiro?

A resposta veio em três vertentes:

  • Compartilhar conhecimento dentro da própria equipe, através de lives e minicursos oferecidos pelos próprios colaboradores;
  • Desenvolvimento de carreiras, podendo ser em Y ou em sucessão;
  • Treinar a liderança e equipe para que todos tenham um bom desempenho na hora de se comunicar

A fala do Diretor foi marcada por 4 P’s: processos, pessoas, produtos e parceiros de negócios, destacando sempre como a equipe pode contribuir para cada um dos pilares.  Por fim, finalizou com a frase de Jim Collins:

“Uma boa empresa é feita de pessoas, uma ótima é feita das pessoas certas,
nas posições certas
.”

Ainda, esse bloco do SB Conecta 2022 teve a participação especial do Professor Paulo Pires, que acompanha e aconselha a empresa ao longo dos anos. A sua mensagem foi clara: mesmo com um cenário econômico e político incerto, há uma visão otimista do ano, pois independentemente do que virá, as pessoas que ousam, criam e inovam podem escolher o futuro que querem entregar. Para ele, esse é o perfil do time SB Crédito. Que bela dose de motivação para a equipe, não?

Perspectivas 2022

Em seguida, nossa equipe teve uma imersão nas perspectivas para o ano de 2022. Temos como meta: operar R$6.5 bi! Ela é ousada e representa um alto percentual de crescimento. Para isso, algumas ações e estratégias são importantes. Confira abaixo:

Força de vendas & time comercial

Apresentado pelo Diretor Comercial da SB, Gilmar Fabiano, esse bloco teve como objetivo mostrar à equipe um aumento de capilaridade no mercado. Além de contar com um time comercial de ponta, a SB passou a investir em outras formas de originação em 2021 e irá expandi-las em 2022.

A primeira dessas formas, é o Canal Externo. Ele é responsável por duas frentes: Agente SB e parcerias com plataformas. Os Agentes SB são agentes autônomos de crédito que oferecem soluções descomplicadas aos clientes de suas carteiras. Já as parcerias com as plataformas buscam gerar valor aos clientes de nossos parceiros de negócios, oferecendo crédito descomplicado dentro da própria plataforma. Outra atuação do Canal Externo é gerar colaboração entre empresas.

O SB Paga Hoje, conhecido como sacado âncora, vem para apoiar os sacados de nossos clientes. Afinal, entendemos que para a economia girar, é preciso que todos os elos da cadeia estejam fortes. Por fim, o NPL ou crédito estressado é a mais nova forma de originar aqui na SB Crédito.

O Gilmar Fabiano finalizou a sua fala com um recado muito importante: é tarefa de todas as áreas contribuir para os indicadores do negócio! Apenas com a colaboração de todos será possível atingir nosso sonho de R$6.5bi.

A nova Central de Atendimento ao Cliente

Implantada no início de janeiro desse ano e em teste desde metade do ano passado, a Central de Atendimento ao Cliente visa agilizar e automatizar o atendimento ao cliente, seja ele interno ou externo. Utilizando o Zendesk, plataforma contratada por empresas referência no atendimento ao cliente, o ano de 2022 promete melhorias significativas nessas demandas.

Para a equipe interna, o Zendesk possibilita quantificar o atendimento ao cliente e tomar atitudes de acordo com a demanda.  Essa mudança também uniu as assistentes e assessoras comerciais, retirando a Regionalização delas.

As novidades e investimentos em tecnologia

Quem acompanhou a SB Crédito nos últimos anos deve estar se perguntando sobre nossa atuação na área de tecnologia para 2022. O objetivo desse ano, conforme foi apresentado por Lyeverson Nogueira, é dar continuidade ao trabalho feito pelos últimos anos.

O Diretor também apresentou algumas tendências de tecnologia para o mercado financeiro, dentre as citadas estavam:

  • Pix e Pix parcelado
  • Registradora de recebíveis
  • Moedas eletrônicas
  • Open banking
  • Tokenização de recebíveis

Para esse ano, a área de tecnologia na SB Crédito irá realizar um estudo aprofundado com as áreas do operacional, finalizando o projeto de um novo sistema. O desenvolvimento de novas soluções, com integrações API e aprimoramento de sistemas da SB Crédito ainda fazem parte dos desafios que o time vai enfrentar nesse ano.

OKRs: o novo jeito de fazer as coisas na SB Crédito

O último tópico trazido no SB Conecta 2022 foram os OKRs. A Carine Thomaz, da Tesouraria, apresentou para a equipe conceitos e fundamentos do método de gestão de prioridades. Até no segundo semestre, todos processos da SB Crédito seguirão a metodologia.

Mas o que é o OKR? É uma forma de definir e comunicar objetivos e medir seu progresso baseado em resultados atingidos. Ele tem a ver com priorizar o mais importante.

Todos juntos na mesma página

Com toda essa programação instrutiva e inspiradora, a equipe saiu pronta para fazer as mudanças necessárias para um 2022 mais estratégico e inovador! Além disso, durante o SB Conecta 2022, foram validadas algumas das ações que foram implementadas nesse ano, seus resultados e adaptações necessárias.

Agora, o time SB está pronto para encarar 2022 de frente e realizar sonhos!

Se você se identificou com o nosso jeito de fazer acontecer, queremos te conhecer. Envie seu currículo pela nossa página de carreiras.

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