SB Crédito Blog

Conteúdos para descomplicar

as finanças da sua empresa!

Marketing SB Crédito 7 de janeiro de 2022
COMPARTILHE

Tipos de garantias de crédito: conheça as diferenças

As garantias são essenciais no processo de concessão de crédito. Confira aqui quais as garantias mais comuns e quando optar por cada uma.

Os fatores a se considerar antes de tomar crédito com uma instituição financeira são vários. Entre eles, as garantias estão sob os holofotes e devem ser escolhidas com muita atenção. Nesse artigo vamos explicar quais as garantias aceitas pela SB Crédito, quais as suas vantagens e desvantagens e quando optar por cada uma delas.

No entanto, o ponto de partida dessa discussão são as perguntas:

  • A minha empresa vai utilizar esse recurso de forma estratégica?
  • É o momento certo para optar por uma modalidade de crédito?

Para te ajudar a responder essas perguntas, recomendamos conferir esses materiais aqui:  8 aprendizados na gestão financeira para 2022, Antecipação de recebíveis: o momento certo é agora? e Cenário de Crédito para Empresas em 2022.

Imagem de mesa, contrato e casa para representar garantias de crédito

O que são garantias de crédito?

Uma vez respondidas as perguntas acima, é o momento de entender melhor sobre as modalidades e garantias de crédito.

As garantias são um compromisso adicional em transações de crédito para segurança do recebimento do valor devido. Existem muitas garantias de crédito, porém é preciso escolher sabiamente.

Tipos de garantias de crédito

Entre as formas mais comuns estão o aval e a responsabilidade solidária, onde uma pessoa física ou jurídica se responsabiliza pela quitação do crédito no caso de inadimplência.

Confira abaixo outros tipos de garantias de crédito aceitas:

Garantia imobiliária

A garantia imobiliária nada mais é do que indicar um imóvel como a garantia de crédito. Em geral, o imóvel passa por uma avaliação imobiliária por empresas parceiras da financeira.

Após ter o imóvel avaliado e verificado que está livre de ônus, é então informado o limite de crédito para a empresa. Na SB Crédito, o valor do imóvel deve ser de 150% do valor da concessão do crédito. Essa garantia de crédito apresenta a vantagem de não interferir no dia a dia do negócio, já que o imóvel só terá interferência da financeira caso não sejam realizados os pagamentos.

Cobrança simples

Esse tipo de garantia é realizado através do envio de títulos a receber no percentual definido na concessão do crédito para gerenciamento da cobrança pela SB Crédito. Ou seja, a empresa envia títulos a receber no valor da concessão de crédito para cobrança simples.

Caso não haja o pagamento do valor do crédito, será realizada a cobrança dos recebíveis. Um ponto de atenção para essa garantia é que apenas pode ser utilizada para sacados (os clientes da sua empresa) que pagam através de boletos.

Aplicação financeira (Caução)

A aplicação financeira é a garantia de crédito que consiste no depósito em dinheiro em uma conta bancária preestabelecida pela SB Crédito.,

O valor só poderá ser resgatado após liquidadas todas as operações e débitos havidos na SB Crédito. A principal vantagem dessa garantia é a restituição do valor com a devida correção monetária.

Trava de Contrato

A garantia de crédito por trava de contrato é utilizada para empresas que fornecem mercadorias e/ou serviços.

A SB Crédito faz parte do Programa Mais Valor da Petrobrás, que facilita o acesso ao crédito para fornecedores da empresa. Esse programa, por exemplo, tem garantias por trava de contrato, muito comum quando o sacado é uma grande empresa. O maior benefício dessa garantia é que o risco é calculado da grande empresa (Petrobrás) e não do fornecedor.

Conta Escrow

A garantia de crédito pela conta Escrow funciona da seguinte maneira: os pagamentos para a empresa devem ser realizados na conta Escrow e a SB Crédito realiza a gestão desse valor. Essa garantia é recomendada para sacados de grande porte que pagam através de depósito e não por boletos.

Esse é um dos tipos de garantia que maior apresenta risco a financeira, pois é uma relação de confiança de que a empresa irá enviar os dados da conta Escrow para pagamento e não a outras contas bancárias da empresa.

Cuidados na hora de escolher garantias de crédito

Agora que você já sabe quais as diferenças entre os tipos de garantias, confira alguns pontos de atenção sobre algumas delas:

  • O imóvel para garantia imobiliária não pode ser um imóvel operacional da empresa;
  • A garantia dada não pode ser vital para o funcionamento do seu negócio;
  • Quando a empresa optar por garantia de crédito de aplicação financeira deve se programar financeiramente para não necessitar do valor por pelo menos 6 meses.

Sobre a SB Crédito

A SB Crédito é uma plataforma inteligente especializada em crédito e soluções financeiras para empresas, com modalidades de crédito para todos os momentos e diversas opções de garantia. Converse com um especialista aqui.

Mercado financeiro, investimentos, recebíveis?
Fique atualizado e saia na frente!
Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.