Como o NPL pode ajudar a sua empresa
.
Indique esse post
para os amigos
O Brasil é considerado o maior mercado de NPL da América Latina. O país representa 40% do PIB da região e mais de 50% do mercado de crédito. Para conhecer melhor trajetória do NPL no país, recomendamos a leitura desse material aqui.
Vemos que não é à toa que as operações de NPL vem ganhando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Inclusive, o setor é considerado um amortecedor do sistema financeiro e da economia durante as crises.
Nesse artigo vamos explicar por que isso acontece e quais as operações mais comuns de crédito estressado. No final, você vai entender como os créditos não performados podem ajudar a sua empresa transformar um problemão em um probleminha.
O que é NPL?
A principal função dos bancos é prestar serviços financeiros para a sociedade, como empréstimos e financiamentos. A taxa de juros cobrada nessas operações é uma das principais fontes de receita das instituições.
No entanto, quando o pagamento não é realizado, os bancos se encontram sem o valor que foi emprestado e sem a entrada prevista de receita. Para que se mantenham ativos, é preciso tomar uma série de precauções contra a inadimplência e encontrar um modo de tornar esse crédito “perdido” lucrativo.
É aí que entra o NPL, sigla derivada do “Non performing loan”, que nada mais é do que empréstimos que não foram pagos aos bancos após 90 dias do vencimento ou que não possuem a intenção de pagamento.
Mocinho ou vilão?
Não realizar o pagamento de dívidas também é um problema para as empresas, pois enfrentam restrição judicial, dificuldades em conseguir crédito em outras casas, entre outros.
Quando uma empresa ou um investidor compra o crédito a performar, paga um valor menor que a dívida ao banco e limpa o nome do devedor. Assim, é iniciada uma nova negociação do pagamento dessa dívida, porém com um valor menor ou melhores condições de pagamento. Então, como resultados temos:
- O banco reduz o seu prejuízo e pode fomentar a economia dentro da normalidade;
- A empresa tem a possibilidade de reestruturar a dívida e pode readequar o fluxo de caixa, por exemplo, ao invés de pagar uma parcela de R$330 mil ao banco, paga uma de R$50 mil;
- O comprador de crédito gera empregos e lucra com uma margem da negociação com o banco e o devedor.
Com isso, podemos concluir que um alto valor de inadimplência nos bancos e casas de crédito são um vilão para a economia. Mas, a venda deles e geração de valor a partir de uma cessão considerada prejuízo é um forte aliado para estabelecer a economia em tempos de crise.
Tipos de operação de NPL
As operações que podem ser realizadas com NPL são várias e cada uma tem um foco específico. Apesar disso, todas têm o mesmo objetivo: recuperar o valor, a empresa e a economia.
As três principais operações feitas pela SB Crédito são:
- Crédito Estressado que são ativos negociados junto a credores com alto potencial de recuperação;
- Reestruturação de dívida: compra do crédito com os bancos depois de negociação e desenho do pagamento com o devedor;
- Precatório: compreende ativos referentes a pagamentos decididos pelo Poder Judiciário.
Transformando um problemão em um probleminha
Vimos como realizar operações de NPL pode trazer vários benefícios, entre eles, o de transformar um problemão em um probleminha e equilibrar o fluxo de caixa. Visando ajudar nossos clientes a crescerem e a realizarem sonhos, lançamos na SB Crédito um fundo específico para essas operações.
Desse modo, apoiamos nossos clientes em todos os momentos: desde um momento de expansão, de abertura de empresa até a reorganizar dívidas com grandes instituições bancárias, Middle e até mesmo com fornecedores.
Se essa solução faz sentido para o seu negócio, solicite um contato com um especialista.