SB Crédito se une a Liqi para lançamento do primeiro TIDC do Brasil
.
Indique esse post
para os amigos
O TIDC é um fundo de investimentos assim como o FIDC, porém, em forma de token. Na operação convencional e já bastante conhecida por investidores profissionais, os FIDCs antecipam recebíveis, como duplicatas e recebíveis de cartão de crédito, através do valor aportado por investidores. Essa operação se torna rentável pois, para realizar a antecipação existe uma taxa de juros que financia a operação e remunera seus investidores de acordo com o prazo pré estabelecido.
No caso do TIDC a operação em si segue fazendo a conversão de vários tipos de ativos, porém, tudo é feito utilizando a blockchain e smart contracts, que reduz a necessidade de intermediários, torna o processo mais transparente, e seguro, além de democratizar o investimento, já que o investidor não precisa possuir um capital diferenciado para participar do processo.
Para o Alexandre Silveira, CEO da SB Crédito, essa operação feita em conjunto com a Liqi e outros grandes players do mercado representa um aumento de possibilidades no mercado de investimentos.
"Estamos no mercado há mais de 20 anos, trabalhando sempre com uma carteira de investidores mais restrita, se comparado a outras formas de investimentos. A tokenização tornou a antecipação de recebíveis acessível a mais investidores. Ou seja, em uma ponta temos mais pessoas podendo desfrutar da rentabilidade e segurança dessa operação. Em outra, na nossa, temos mais uma forma de captar, aumentando o número de investidores e consequentemente o volume. É o resultado do uso da tecnologia como forma de evoluir financeiramente."
Como funcionou a operação
O TIDC estruturado teve a SB Crédito como empresa responsável por originar o ativo tokenizado. Além disso, a companhia ficou com a responsabilidade da verificação das condições de cessão, da contratação e remuneração dos prestadores de serviços para o projeto, da atuação como agente de cobrança e da verificação da política de crédito dos direitos creditórios. Por fim, a SB também adquiriu os tokens subordinados.
Já a Liqi entrou com a estrutura tecnológica para organizar e tornar a operação viável. O Itaú BBA também contribuiu para a estruturação, e a Oliveira Trust atuou como agente administrativo, cuidando da custódia dos direitos creditórios.
A parte da assessoria legal ficou sob responsabilidade da VBSO, e o Itaú Unibanco foi o investidor dos tokens sêniores do TIDC.
Daniel Coquieri, fundador da Liqi destacou que essa operação representou um verdadeiro marco para a revolução do mercado de capitais, já que ficou claro que a tokenização veio para contribuir com esse setor.
“O mercado de direitos creditórios movimenta bilhões de reais no país, logo ao reconstruir uma estrutura que simula um FIDC 100% tokenizada a Liqi conseguiu mostrar que a solução que está fornecendo é capaz de proporcionar um acesso mais eficiente a essa infraestrutura de mercado. Estamos muito felizes com o resultado e vendo de imediato um interesse muito grande no TIDC tanto por parte de outras empresas como de investidores. ”
Quem é a SB Crédito
A SB Crédito é uma empresa sólida que atua há mais de 20 anos no mercado financeiro, realizando a ?cessão de crédito e prestação de serviços financeiros para terceiros. Junto com a expertise no setor, ela traz um espírito inovador e alta tecnologia in house para desenvolver soluções que descomplicam o dia a dia de seus clientes.
Com 1 bilhão de reais em patrimônio líquido, a companhia já proporcionou acesso ao crédito a mais de 15 mil clientes de diferentes segmentos e movimenta anualmente mais de 5 bilhões de reais, sendo um importante apoio à economia e investidora em iniciativas promissoras, como os tokens.
Quem é a Liqi
A Liqi é uma fintech que nasceu para prover infraestrutura blockchain de maneira simples para todas as pessoas e negócios brasileiros. A empresa conecta todas as empresas e pessoas do Brasil às oportunidades das soluções blockchain e aos cryptoassets, desenvolvendo os novos modos de funcionamento do mercado financeiro com segurança e tecnologia disruptiva.
Para isso, facilita a oferta de criptomoedas em plataformas e alavanca a tokenização como principal forma de captação e estrutura das operações financeiras tradicionais. Assim, empresários não precisam se tornar experts em blockchain, porque podem contar com as soluções da Liqi para aproveitarem as vantagens da tecnologia que está transformando para sempre o mercado financeiro.